Logo Fundação biblioteca digital do alentejo uma janela aberta para a cultura alentejana bda

Informação acerca da acessibilidade do site

Um dos pontos que se considerou ser fundamental na concepção do projecto BDA foi a questão da acessibilidade. O projecto BDA pretende ser acessível ao maior número de utilizadores possível, incluindo cidadãos com necessidades especiais. Tendo em conta esta questão considerou-se prioritário a integração de software específico para que indivíduos portadores de deficiência visual tenham acesso aos conteúdos disponibilizados na BDA. Deste modo, o site BDA utiliza, não só ferramentas que permitam aumentar o tipo de letra e o espaçamento entre linhas (obedecendo às directrizes de acessibilidade ao conteúdo da Web 1.0 definidas com base na Recomendação de 5 de Maio de 1999 do W3C), como também, a transcrição sonora dos textos (utilizando o software ReadSpeaker que dispensa a compra de hardware e software adicional por parte do utilizador).

 

 

O que o ReadSpeaker?

 

ReadSpeaker é um serviço que permite uma consulta mais fácil dos sites de internet, graças a uma síntese vocal quase natural, que lê o conteúdo das páginas ao visitante.

 

ReadSpeaker uma solução de tipo ASP (Application Service Provider), que aloja todo o serviço, não sendo necessário refazer o site.

 

ReadSpeaker transforma automaticamente um conteúdo Web em áudio, a partir de ficheiros HTML, XML, Word, RTF e PDF. O sistema funciona em praticamente todos os sites e em todos os sistemas de navegação. A ligação pode ser efectuada a partir de um modem tipo 33,6 kbits ou superior.

 

O visitante do site não precisa de descarregar nenhum software para aceder à versão vocalizada. O utilizador apenas necessita de um computador equipado de uma placa de som, de colunas ou auscultadores e de uma ligação à internet. Ou seja, algo que praticamente todos os computadores têm.

 

Publicado:

2007-06-15 14:49:29

   
Um Projecto Fundação Alentejo-Terra Mãe Projecto Financiado Pela União Europeia Pos Conhecimento