Logo Fundação biblioteca digital do alentejo uma janela aberta para a cultura alentejana bda

O que é o Catálogo Bibliográfico do Alentejo?

Catálogo Bibliográfico do Alentejo (CBA) é uma base de dados bibliográfica, composta por registos bibliográficos respeitante às monografias e publicações periódicas editadas em Portugal, bem como às teses produzidas nos estabelecimentos de ensino superior portugueses, relativos à História, Cultura e Economia da Região do Alentejo.

 

Este catálogo tem como objectivo principal formar uma base de dados, sempre actualizada, que abranja o maior número possível de referências bibliográficas respeitante ao Alentejo e que permita a difusão permanente e universal desta bibliografia.

 

Os registos contidos cialisfrance24.com no CBA resultam da fusão dos catálogos das diversas bibliotecas. Na sua maioria resultam da pesquisa exaustiva da Base Nacional de Dados Bibliográficos embora o número de registos provenientes das bibliotecas cooperantes do projecto Biblioteca Digital do Alentejo seja também assinalável.

 

Os registos bibliográficos integrados no CBA respeitam sempre os princípios de descrição bibliográfica consignados nas Regras Portuguesas de Catalogação e no ISBD, qualquer que seja o tipo de documento em causa. Uma vez que se utiliza o PORBASE 5, o formato informático é o UNIMARC. As normas específicas de implementação prática do formato na PORBASE - de acordo quer com a realidade catalográfica portuguesa, quer com as características dos programas a que formato se destina - são veiculadas no Manual de Operações UNIMARC (informação PORBASE, www.porbase.org ).

 

Lista de Bibliotecas

 

Publicado:

2007-06-15 14:49:00

   
Um Projecto Fundação Alentejo-Terra Mãe Projecto Financiado Pela União Europeia Pos Conhecimento