Logo Fundação biblioteca digital do alentejo uma janela aberta para a cultura alentejana bda

MORDAU, D. Luiz Ferrari de

Também conhecido como D. Luiz José Domingues Ferrari. Era de origem italiana e esteve ao serviço de Espanha e Portugal. Por favor e protecção do Marquez de Pombal foi para ele criado o cargo de Intendente Geral da Agricultura em 1765, o qual exerceu por muitos anos. Parece que em 1802 ainda vivia em Lisboa.

 

Alguns melhoramentos realizados nos serviços agrícolas em Portugal no fim do poderio do célebre ministro de el-rei D. José I e no reinado da rainha D. Maria I podem atribuir-se-lhe.

 

Escreveu o Despertador da agricultura em Portugal. Obra nova da riqueza do reino, dedicada ao serenissimo principe do Brazil, nosso senhor, no deliciosissimo dia natalicio de sua alteza real, por... intendente geral da agricultura (1782).

 

 

 

 

 

In Dicionário Bibliográfico Português. Estudos de Innocencio Francisco da Silva applicaveis a Portugal e ao Brasil. Continuados e ampliados por P. V. Brito Aranha. Revistos por Gomes de Brito e Álvaro Neves [CD-ROM]. Lisboa, Imprensa Nacional, 1858-1923. Vol. XVI, pp. 17-18.

 

Publicado:

2007-11-14 20:05:17

   
Um Projecto Fundação Alentejo-Terra Mãe Projecto Financiado Pela União Europeia Pos Conhecimento