Logo Fundação biblioteca digital do alentejo uma janela aberta para a cultura alentejana bda

COELHO, Jacinto do Prado

(n. Lisboa em 1920; m. Lisboa em 1984)

 

Crítico literário, ensaísta e professor universitário de português. Em 1941 conclui a licenciatura em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Dois anos depois, inicia nesta Universidade uma carreira académica a cujo topo ascende em 1953, como catedrático titular de Literatura Portuguesa Moderna.

 

Foi presidente da direcção do Centro de Estudos Filológicos (1954-1965); sócio correspondente (a partir de 1955) e efectivo (depois de 1962) da Academia das Ciências de Lisboa, instituição que o nomeia responsável pela comissão de redacção do seu Dicionário de Língua Portuguesa e o fez chegar a presidente da direcção (1972).

 

Como investigador, os seus principais pontos de interesse são escritores portugueses. Assim, a sua tese de doutoramento, apresentada em 1947, teve como título Introdução ao Estudo da Novela Camiliana. A partir de 1965, tornou-se responsável pela edição das obras de Camilo Castelo Branco, com mais de seis dezenas de volumes publicados até final da década de setenta. A Fernando Pessoa dedica um ensaio seminal intitulado Diversidade e Unidade em Fernando Pessoa, impresso pela primeira vez em 1947. Sobre Teixeira de Pascoaes redige vários artigos, responsabilizando-se também pela organização e anotações críticas das suas Obras Completas. E muitos mais escritores foram alvo da sua atenção crítica, destacando-se Camões, Garrett, Eça de Queirós e Fialho de Almeida.

 

Entre 1975 e 1984 dirige a revista Colóquio/Letras, editada pela Fundação Gulbenkian. Preside à Sociedade Portuguesa de Escritores. Porém, em 1965, sanciona a atribuição do Prémio de Novelística a Luandino Vieira, declarado opositor do regime salazarista, razão bastante para as autoridades políticas procederem ao encerramento das instalações da Sociedade.

 

 

 

 

Wikipédia, a enciclopédia cialis pharmacie livre. Jacinto do Prado Coelho. [Online] URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacinto_do_Prado_Coelho. Acedido a 23 de Outubro de 2007.

 

Publicado:

2007-10-23 12:27:56

   
Um Projecto Fundação Alentejo-Terra Mãe Projecto Financiado Pela União Europeia Pos Conhecimento