Logo Fundação biblioteca digital do alentejo uma janela aberta para a cultura alentejana bda

COELHO, António Borges

(n. Murça - Trás-os-Montes - em 1928)

 

É hoje considerado um dos historiadores portugueses mais prestigiados. Foi Professor Catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa, onde participou em numerosos júris de provas de mestrado, de doutoramento e de agregação e orientou inúmeras teses de mestrado e de doutoramento.

 

O seu percurso de vida é caracterizado por uma intensa actividade política e académica. É autor de uma vasta e riquíssima bibliografia, onde se inclui também a poesia, o teatro e a ficção. Participou em diversos congressos e reuniões científicas, nomeadamente em Espanha e no Brasil.

 

Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago e recebeu o Prémio da Fundação Internacional Racionalista. Deu a sua última lição a 11 de Dezembro de 1998, mas continua a dedicar-se com o mesmo entusiasmo à investigação e à divulgação daquilo que não é possível dissociar do seu nome: a História.

 

De entre a sua vasta obra, destaca-se: No Mar Oceano; Tempo de Lacraus; Questionar a História - Ensaios sobre História de Portugal; A Revolução de 1383; Quadros para Uma Viagem a Portugal no Século XVI; Comunas ou Concelhos; Portugal na Espanha Árabe I e II; Tudo é Mercadoria. Vida e Obra de João de Barros; Clérigos, Mercadores, «Judeus» e Fidalgos; O Tempo e os Homens - Questionar a História III; Cristãos-Novos Judeus e os Novos Argonautas; Política, Dinheiro e Fé - Questionar a História V; Inquisição de Évora (1533-1668); A Morte do Inquisidor-Geral. Questionar a história VI; Ao Rés da Terra; «Os Lusíadas» - Antologia Temática Texto Crítico; Príncipe Perfeito; Ruas e Gentes na Lisboa Quinhentista; O Vice-Rei Dom João de Castro.

 

 

 

Editorial Caminho. António Borges Coelho. [Online] URL: http://html.editorial-caminho.pt/show_autor__q1area_--_3Dcatalogo__--_3D_obj_--_3D31860__q236

__q30__q41__q5.htm. Acedido a 23 de Outubro de 2007.

 

Publicado:

2007-10-23 14:08:32

   
Um Projecto Fundação Alentejo-Terra Mãe Projecto Financiado Pela União Europeia Pos Conhecimento