Logo Fundação biblioteca digital do alentejo uma janela aberta para a cultura alentejana bda

COSTA, Pe. António Carvalho da

(n. Lisboa a 20 Abril 1650; m. 27 Novembro 1715)

 

Geógrafo e astrónomo. Presbítero secular, consagrou-se desde novo ao estudo da astronomia, geometria, cosmografia e hidrologia.

 

Na sua obra principal, a Corografia Portuguesa, descreveu as cidades, vilas e lugares de Portugal; as pessoas ilustres de cada local; a história dos principais conventos; publicou, para cada diocese, a lista dos bispos. Percorreu, para as descrições das terras, a «mayor parte do Reyno», informa Barbosa Machado. Embora com deficiências, que Luís Cardoso procurou remediar, esta obra constitui um manancial de notícias locais. Porém, «não merece crédito» - sustenta António Caetano de Sousa - no que escreveu sobre genealogia, pois parece que, para angariar meios de subsistência, publicou as informações que os próprios interessados lhe forneceram. Pouca critica na história das povoações, servindo-se muito de Fr. Bernardo de Brito. Quanto às obras astronómicas, Stockler afirma que ninguém lhe pode roubar a glória de ter sido o primeiro que se ocupou dessa ciência com certa amplitude.

 

 

 

 

In Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa; Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia Lda., [195-]. Vol. VI, p. 89.


In Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura. Lisboa: Editorial Verbo, cop. 1967. Vol 6.º, pp. 131-132.

 

Publicado:

2007-10-22 12:20:40

   
Um Projecto Fundação Alentejo-Terra Mãe Projecto Financiado Pela União Europeia Pos Conhecimento