Logo Fundação biblioteca digital do alentejo uma janela aberta para a cultura alentejana bda

CINCINNATO DA COSTA, Bernardino Camilo

(n. Salsete - Índia - em 1866; m. 1930)

 

Eminente professor, agrónomo e publicista. Fez os cursos de engenheiro agrónomo e de médico veterinário no antigo Instituto de Agronomia e Veterinária (actual Instituto Superior de Agronomia); foi lente catedrático desde 1887 no antigo Instituto de Agronomia e Veterinária, regendo, posteriormente, no Instituto Superior de Agronomia a cadeira de Tecnologia Agrícola. Foi director do Laboratório de Microbiologia Agrícola «Ferreira Lapa» e visitou em missão de estudo a França e a América do Sul.

 

Participou no Congresso Pedagógico Luso-Hispano-Americano de Madrid em 1892, na Exposição Universal de Paris em 1900 e nos Congressos de Agricultura e Viticultura. Foi delegado do Governo Português no Instituto Internacional de Agricultura de Roma, sendo agraciado com a comenda da Coroa de Itália.

 

Foi sócio efectivo das Ciências de Lisboa, do Instituto de Coimbra, fundador da Sociedade das Ciências Agronómicas, director da Associação Central de Agricultura Portuguesa, sócio honorário da Sociedade dos Viticultores de França, e sócio correspondente da Sociedade de Agricultura de Gironda e do Instituto Geográfico Argentino.

 

Publicou as seguintes obras: Le Portugal au point de vue Agricole (com a colaboração de D. Luiz de Castro); Le Oleiculture en Portugal; Portugal vinícola (edição monumental); Produção e comércio dos principais géneros agrícolas de Portugal; A questão dos trigos em Portugal, e muitas outras. Colaborou em jornais e revistas da especialidade agrícola.

 

 

 

In Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa; Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia Lda., [195-]. Vol. VI, pp. 786-787.

 

Publicado:

2007-10-22 11:52:37

   
Um Projecto Fundação Alentejo-Terra Mãe Projecto Financiado Pela União Europeia Pos Conhecimento