Logo Fundação biblioteca digital do alentejo uma janela aberta para a cultura alentejana bda

AMZALAK, Moses Bensabat

(n. Lisboa a 4 Outubro 1892; m. 1978)

 

Economista e professor. Foi distinto estudante em Ciências Económicas, ascendendo, após a conclusão do curso, ao cargo de professor catedrático. Em 1936 exerceu o cargo de professor de Ciências Económicas e Históricas no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa. Aqui também acomulou o cargo de primeiro vice-reitor.

 

Foi sócio efectivo da Academia de Ciências de Lisboa, doutor honoris causa da Universidade de Estrasburgo (1932), doutor honoris causa da Universidade de Bordéus (1935) e doutor honoris causa da Universidade de Lion (1936).

 

Nos seus trabalhos históricos denota-se um profundo conhecimento das fontes de investigação, uma rara meticulosidade, e um espírito ordenado e metódico. Por outro lado, os seus estudos económicos revelam uma vasta cultura de ciências económicas e sociais.

 

Além de vária colaboração em jornais e revistas económicas, o Professor Moses Amzalak publicou cerca de 131 memórias, sobre economia política, história das doutrinas económicas, história económica, etc. Algumas das suas principais obras são: Mercados comerciais (Lisboa, 1922); Portos de comércio (Lisboa, 1932); Do estudo e da evolução das doutrinas económicas em Portugal (Lisboa, 1929); e Trois Précurseurs Portugais (Paris, 1934).

 

Possui várias condecorações tanto nacionais como estrangeiras. Foi colaborador da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.

 

 

In Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa; Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia Lda., [195-]. Vol. II, p. 437.

 

Publicado:

2007-10-22 07:37:28

   
Um Projecto Fundação Alentejo-Terra Mãe Projecto Financiado Pela União Europeia Pos Conhecimento